Relação Entre Tamanho da Amostra e Grau de Precisão do Resultado de uma Pesquisa Estatística
Numa pesquisa estatística um dos elementos fundamentais a serem determinados é o tamanho da amostra, ou seja, o número de elementos da população a serem investigados. Outros elementos fundamentais são o grau de precisão ( margem de erro admissível) e o grau de confiança nos resultados da pesquisa. Estes dois últimos elementos, em geral, são arbitrados.
No caso das pesquisas eleitorais( intenção de votos) , dada as características da população , o tamanho da amostra é afetado basicamente pelo erro admissível e pelo grau de confiança e não pelo tamanho da população. Assim , se aplicarmos 400 entrevistas em um município “ pequeno” ( 5000 eleitores , Por exemplo) , os resultados finais tem a mesma con-sistência dos resultados obtidos se aplicássemos também 400 questionários em um município com um número maior de eleitores. Se aumentarmos o número de questionários a serem aplicados e mantivermos o mesmo grau de confiança haverá uma modificação na margem de erro , porem não na mesma proporção.
Por exemplo , uma pesquisa com 400 entrevistas nos assegura um erro máximo de 5% e um grau de confiança de 95% . Se aumentarmos a amostra em 50% , passando de 400 para 600 entrevistas e mantendo o mesmo grau de confiança , a margem de erro cairia em apenas 20% , ou seja , passaria de 5% para 4% , o que às vezes não compensa, tendo em vista que os custos financeiros da pesquisa serão onerados.
Teresina , 11 de julho de 2023
Milton Gomes da Silva – Estatístico