Uma das principais medidas é o controle de multidões. Portanto, a campanha tradicional de porta em porta, os comícios e demais eventos de campanha serão severamente afetados.
Tomando como base a China, epicentro do novo vírus, foram necessários três meses para controle da disseminação, que foi realizado primordialmente através da proibição de aglomerações, fechamento de fábricas / escritórios e cancelamento de eventos.
Aplicando o mesmo raciocínio para o Brasil, podemos ter ausência de eventos de campanha pelos próximos 3 a 4 meses e um retorno lento e gradual no período subsequente, afetando completamente as formas usuais de campanha.
Dito isso, gostaríamos de pontuar três atitudes que podem ser determinantes para o sucesso do seu grupo político nestas eleições:
Invista no digital: Com a ausência do corpo a corpo e dificuldade de entrega de materiais de campanha, quem conseguir transmitir a mensagem durante a epidemia terá grande vantagem sobre os adversários.
Para construção de uma estratégia digital eficiente, nós aconselhamos fazer um Marketing Político “agressivo ” voltados para as candidaturas de prefeito e vereador, com muito foco nos projetos das demandas já ouvidas dos populares nas pesquisas qualitativas. O CENSUS tem as estratégias.
Antecipe reuniões e parcerias: Aproveite enquanto o vírus não se alastre pela sua região para fechar o maior número de alianças. Tente deixar fornecedores de sobre aviso para garantir os materiais básicos quando a campanha de rua começar.
Lembre que os parques gráficos podem ser fechados para evitar a disseminação;
Antecipe os trabalhos dependentes de campo, como as pesquisas eleitorais que trazem diagnósticos políticos e também das demandas da população de um determinado Município. O CENSUS JÁ ESTÁ EM CAMPO. Nos procure!
Sem informação não há estratégia e, com o fechamento das cidades, pode ser inviável conduzir um trabalho de campo. Entre em contato com o INSTITUTO CENSUS DE PESQUISAS e realize um levantamento o quanto antes.
Seguimos atentos às movimentações da doença e seus reflexos sobre as eleições deste ano.
YVANILSON CLARINDO
DIRETOR CENSUS