O Census Instituto de Pesquisas divulgou uma pesquisa para o Governo do Piauí nesta terça-feira (13). O candidato Rafael Fonteles (PT) está a frente da disputa pelo governo do Estado na pesquisa de intenção de voto estimulada no estado do Piauí.
Nos votos válidos, ou seja, quando se desconsidera os brancos, nulos, não sabe ou não quiseram opinar, há um cenário com Rafael Fonteles (PT) na liderança, somando 50,82% das intenções de voto; Silvio Mendes (União Brasil) vem na sequência com 43,62% das intenções de pesquisa com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Em terceiro lugar aparece o candidato Coronel Diego Melo(PL) com 2,42%; seguido por Gessy Lima (PSC) com 1,21%.
A candidata Ravenna Castro (PMN) é a quinta colocada e obteve 0,71%; Geraldo Carvalho é o sexto colocado na pesquisa, alcançando 0,36% das menções; na sequência vem Lourdes Melo (PCO) quem também tem 0,36%, candidata Madalena Nunes (PSOL) foi mencionada por 0,29% dos entrevistados e por fim Gustavo Henrique (Patriota) soma 0,21%.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera os votos válidos para divulgar o resultado das eleições no País.
FICHA TÉCNICA
A Pesquisa do Census Instituto de Pesquisas foi realizada no período de 31 de agosto a 07 de setembro de 2022 com 2.033 entrevistas em 88 municípios do Piauí. A margem de erro é de 2,2%. O objetivo de indicar a margem de erro é a influência que tem o tamanho da amostra usada na precisão dos resultados, quando a amostra for probabilística. Para fins de comparação com a amostra sugerida, a margem de erro será de 2,2% (para mais ou menos), com nível de confiança de 95%, nível de significância de 5%, com P = 0,5.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí sob o protocolo Nº PI-04998/2022.