Dia 15 de fevereiro o Instituto Census de Pesquisas realizou uma pesquisa no município de Monsenhor Gil-PI e o pré candidato Dr. Evandro lidera a pesquisa de intenções de votos para prefeito. Na pesquisa Dr.Evandro tem 46,08% de intenções de votos na frente do segundo colocado, Joãozinho da Varjota com apenas 22,22%. A última colocada está Eliane com seus 18,30% das intenções de votos. 10,13% não souberam ou não quiseram opinar.
O Instituto Census também quis saber dos eleitores, na modalidade estimulada, em quem eles não votariam de jeito nenhum para prefeito de Monsenhor Gil-PI. Nesse quesito, quem lidera é Joãozinho da Varjota com 30,72%, Eliane aparece com 24,18% e com a menor rejeição está Dr.Evandro com 15,03% . O percentual dos que não sabem ou não quiseram opinar é 20,26%, votariam Branco e nulo 9,80%.
A pesquisa foi realizada dia 14 e 15 de fevereiro de 2024 na zona urbana e rural da cidade de Monsenhor Gil-PI quando foram ouvidos 306 eleitores. A pesquisa também foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PI-03585/2024. O grau de confiança é de 95% com margem de erro de 5.7% para mais ou para menos.